EIXO NORTEADOR
A leitura e a escritura de poemas.
OBJETIVOS
· Desenvolver nos alunos o hábito de leitura de poemas.· Desenvolver nos alunos o hábito da escritura de poemas.
· Pesquisar na internet poemas de escritores consagrados.
· Fazer a interpretação oral e escrita do poema escolhido.
· Fazer debates em sala de aula com os colegas a respeito do teor do poema.
COMPETÊNCIA
Levar os alunos e alunas a conhecerem a importância de uma boa leitura para despertar a aptidão e gosto pela leitura de textos de variados tipos e escolher um estilo em que possa se identificar como aluno atuante, crítico, pensante e modificador no mundo globalizado de hoje.
HABILIDADES*Desenvolver o gosto pela leitura de textos e em especial de poemas.
* Desenvolver o gosto pela leitura de textos de variados estilos.
* Escolher um tipo de texto que mais lhe chame a atenção.* Saber pesquisar na internet e em livros ou outras fontes variados tipos de poemas.
* Desenvolver o hábito de apresentar em sala de aula os poemas pesquisados e escolhidos.* Aprender a fazer textos de variados estilos com base nos poemas estudados.
CONTEÚDOS* Escolher um tipo de texto que mais lhe chame a atenção.* Saber pesquisar na internet e em livros ou outras fontes variados tipos de poemas.
* Desenvolver o hábito de apresentar em sala de aula os poemas pesquisados e escolhidos.* Aprender a fazer textos de variados estilos com base nos poemas estudados.
Poemas
ESTRATÉGIAS
· Melhorar e aprimorar a capacidade de leitura de textos
· Aprender a ler com entoação e pronúncia corretas.
· Desenvolver a habilidade de escritura de textos de variados estilos.
· Melhorar a dicção de quando estiver em processo de leitura.
· Saber ser crítico ao ponto de fazer inferências nos poemas escolhidos.
RECURSOS DIDÁTICOS
· Internet
· Livros
· Jornais
· Revistas
· Produções anônimas
· Produções pessoais
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma contínua de acordo com o desempenho e a participação individual ou em grupos. Avaliar também o tipo de apresentação e o poder de persuasão de cada aluno.
Avaliação do texto sob a perspectiva de seu nível de textualidade.
Avaliação do texto sob a perspectiva da qualidade de discussão que promove.
Avaliar sob a perspectiva da utilização dos padrões da escrita – ortográficos e
Morfossintáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário